quarta-feira, 20 de abril de 2022

Família Grau

 

Elsa Grau Lippold aos 37 anos
Alguns de nossos antepassados sentiram a necessidade de anotar informações básicas sobre a história da família. Tais anotações, mesmo que resumidas, tornam-se valiosas para a descendência conhecer fatos e feitos de seus antecessores familiares.

Assim fez Elsa Grau Lippold quando, em um manuscrito de 19 linhas, em uma folha de 20 x 20 cm, registrou importantes dados sobre seu pai, August Oskar Grau. A anotação não está datada, mas foi escrita após o falecimento de Erwin Grau, ocorrido em
22.1.1947.            

Ronaldo Lippold, quando de sua mudança para o Bairro Camobi, em Santa Maria, encontrou o manuscrito de sua mãe e, em 6.3.2014, visitou-me, trazendo o documento, que serve de fio condutor para as postagens Família Grau.

————————————————————————————

Período anterior à emigração

De início, é preciso narrar parte da história da família na terra natal, com base em dados genealógicos obtidos em  recente pesquisa de Karin Grau-Kuntz, filha do Prof. Eros Roberto Grau. Após Mestrado e Doutorado em Direito pela Ludwig Maximilian Universität, ela fixou-se em Munique, onde constituiu família. É coordenadora acadêmica e pesquisadora na Alemanha (Estudos Europeus) do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual. 

 Reutlingen

O marceneiro Julius Hieronymus Grau nasceu em 2.4.1841, em Reutlingen, 31 km ao sul Stuttgart, a capital do Reino de Württemberg. Em 31.8.1869, ele casou com Pauline Johanne Hettinger, nascida em 12.3.1843, em Schorndorf, 50 km ao nordeste da cidade do noivo. Reutlingen tinha então cerca de 13.000 habitantes e atualmente tem 115.000. Estabelecida sobre antigo assentamento celta dos séculos VI e IV a.C., Reutlingen foi mencionada pela primeira vez em documento no ano 1089.

Reutlingen - A torre com seu portão (Tübinger Tor) foi construída em 1235, como parte da muralha. Foi ampliada em 1330 com um andar em enxaimel. Tem 36 metros de altura. 

Na época do casamento, a Europa vivia em guerras. Primeiramente, houve a Guerra dos Ducados na qual a Prússia enfrentou a Dinamarca e invadiu os Ducados de Schleswig e de Holstein, em 1864. Em seguida, ocorreu a Guerra Austro-Prussiana, em 1866, contra os austríacos e, por fim, houve a Guerra Franco-Prussiana, em 1870-71. Após a derrota da França, foi consolidada a unificação germânica.

Unificação da Alemanha

Kaiser Wilhelm I
Até então, não havia a Alemanha como nação. A região germânica era formada por 39 estados soberanos: reinos, grão-ducados, ducados, principados e cidades hanseáticas. Havia entre eles grandes diferenças quanto ao poder econômico, militar e à extensão territorial, mas tinham a mesma base cultural. Além do idioma comum, havia a aliança aduaneira (der Zollverein) com liberdade alfandegária entre as fronteiras, o que facilitava o comércio e os processos industriais, excluindo o Império Austríaco, que era rival do Reino da Prússia.

Após os três conflitos entre grandes nações europeias, acima citados, a unificação alemã foi estabelecida no dia 18 de janeiro de 1871, na Galeria dos Espelhos do Palácio Varsalhes, quando os príncipes dos estados alemães proclamaram o Rei da Prússia, Wilhelm I, como Imperador. 

Surgiu assim o Império Alemão (Deutsches Reich), e o Imperador Wilhelm I recebeu o título de Kaiser, antes usado por imperadores do Sacro Império Romano-Germânico (962-1806). O nome Kaiser tinha origem no latim Cæsar, referente ao imperador romano Júlio Cesar (49 a.C e 45 a.C.).

Fontes:

Arquivo pessoal

Pesquisa de Karin Grau-Kuntz (Munique)

Díario do Interior

A Federação

Wikipedia


Nenhum comentário: