sábado, 23 de abril de 2022

Família Grau – Imigração

  

Trechos do manuscrito de Elsa Grau Lippold compõem os subtítulos em itálico a seguir.

A caligrafia de Elsa Grau Lippold dispensa a transcrição.

Veio com 12 anos com seus pais

Com seus pais e irmãos: A família Grau imigrante era composta de sete pessoas: o casal Julius Hieronymus Grau e Johanne Pauline Hettinger Grau com seus filhos Albert, Karl, August

Oskar, Clara e Paula. O filho mais velho, Julius, estava na Rússia e somente mais tarde veio unir-se à família.

Oskar August Grau

No Brasil, o terceiro filho passou a ser chamado Oscar Grau. O manuscrito revela a época da imigração da família: Se Oscar tinha 12 anos, os Grau teriam chegado ao Brasil em 1890 ou 1891. Isso é confirmado pela data de aportamento do navio Bahia no Rio de Janeiro: 29 de outubro de 1890.

Em Os Cassel de Santa Maria-desde o Glantal, conforme informação de Carmen Souza Coelho, que afirmou tê-las recebido de sua tia Gerda Grau, escrevi que Oscar imigrara com 17 anos (p. 113). Por isso supus que ele teria iniciado sua formação musical na Alemanha. Porém, mesmo tendo imigrado com 12 anos de idade, é possível que ele tenha começado a estudar Música em sua terra natal.

Moraram em Triunfo

A informação de Elsa Grau Lippold de que os Grau teriam se estabelecido, inicialmente, em Triunfo causou estranheza: O que os teria atraído à terra de Bento Gonçalves, então uma vila luso-açoriana?

Provavelmente, tratava-se de Barão do Triunfo, colônia criada pelo Governo Imperial, na região sudeste do Estado, para assentamento de imigrantes europeus. Medida e demarcada em 1888, a colônia recebeu os primeiros imigrantes em 3 de abril de 1889, o que é condizente com a época da imigração dos Grau. A denominação da colônia foi uma homenagem ao General Joaquim de Andrade Neves, que recebeu o título de Barão do Triunfo na Guerra do Paraguai.


 A cidade de Barão do Triunfo, atualmente com 7.500 habitantes, fica 95 km ao sudoeste de Porto Alegre, pelas rodovias BR-116 e RS-711. Emancipou-se de São Jerônimo, em 20 de março de 1992.

Nenhum comentário: