sábado, 23 de abril de 2016

AACMEC - Um ano

   A Associação dos Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso-AACMEC completa um ano de atividades neste domingo, dia 24.
Confraternização após a assembleia de fundação, em 24.4.2015. Da esq.: Gilda May Cardoso Santos, Therezinhe de Jesus Pires Santos, Serafina Abreu, Jovana de Oliveira, Greta Simões, José Antonio Brenner, Clara Kurtz, Fernanda Kieling Pedrazzi, Glaucia Konrad, Daniéle Calil e Carlos Blaya Perez.

   Foi fundada em 24 de abril de 2015, por um grupo de 21 pessoas que se reuniram na sala principal da Casa de Memória, a convite de sua coordenação. No dia 11 de maio, em nova reunião, elegeram a diretoria da AACMEC, identificada abaixo, na relação dos associados efetivos e fundadores:
Fernanda Kieling Pedrazzi - Presidente
Clara Marli Scherer Kurtz – Vice-presid.
Greta Dotto Simões – 1ª Secr.
Jovana Souza de Oliveira – 2ª Secr.
Célia Regina Deboni Blaya – 1ª Tesour.
Gladis Borim – 2ª Tesour.
Gilda May Cardoso Santos – Repr. CMEC
Serafina de Araujo Abreu – Cons. Fiscal
Carlos Edison Domingues – Cons. Fiscal
Maria Fátima V. Marques – Cons.  Fiscal
Maria Candida da Silveira Skrebsky – Supl.
Guido Cechella Isaia – Supl.
Glaucia Vieira Ramos Konrad – Supl.
Therezinha de Jesus Pires Santos
Luiz Fernando Caminha dos Santos
José Antonio Brenner de Brenner
Daniéle Xavier Calil
Carlos Blaya Perez
Werner Rempel
Paulo Airton Denardin
Valter Antonio Noal Filho

 Nota: Em outubro, Eliete Camargo (associada nº 22) foi conduzida ao cargo de secretária, substituindo Greta Simões, que se mudou da cidade.

   A “Casa de Memória Edmundo Cardoso” é uma instituição que tem como função primordial a guarda, a conservação e a organização de documentação histórica de origem privada, principalmente referente a Santa Maria e sua região.
Casa de Memória Edmundo Cardoso [foto J.A.Brenner 2011]

Está instalada na Rua Pinheiro Machado n.º 2712, em Santa Maria, em prédio que foi, por quase seis décadas, a residência do criador do acervo, o jornalista, escritor, memorialista, ator e diretor de teatro Edmundo Cardoso. O prédio foi construído em 1911, para residência de Constantino Gomes.
O Diario do Interior noticiou a construção
da casa. Chamavam chalet a edificação com
frontão triangular. Ypiranga era o nome
da atual Rua Pinheiro Machado.

  Após o falecimento de Edmundo Cardoso, em 5.12.2002, sua viúva, Therezinha de Jesus Pires Santos, e sua filha, Gilda May Cardoso Santos, denominaram a instituição “Casa de Memória Edmundo Cardoso” em homenagem ao iniciador e formador do acervo que constitui importante fonte para pesquisas sobre a cidade e a região, disponível à consulta pública.
  O objetivo da AACMEC é mobilizar a comunidade nas ações para suplementar as carências administrativas, técnicas e culturais da Casa de Memória. Promover, prestigiar e divulgar os eventos culturais da CMEC. Projetar melhoramentos do espaço físico, atuar na obtenção de bens documentais para o acervo da CMEC.

  Nesse primeiro ano de atividade, a diretoria da Associação, entre outras ações,
  • Criou a página da AACMEC no Facebook e ativou o e-mail aacasadememoriaedmundocardoso@gmail.com
  • Realizou a inscrição da Associação no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
  • Obteve o Alvará de Localização.
  • Cadastrou a Associação como Empreendedor Cultural, na Secretaria de Município da Cultura, visando à habilitação aos benefícios da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
  • Adotou a logomarca criada pelo programador visual Valter Antonio Noal Filho, associado da AACMEC.
    Na criação da marca, os pilares da
    entrada foram adotados como elementos
    identificadores da Casa de Memória.
  • Produziu o impresso promocional da Casa e da Associação, também criado por Valter A. Noal Filho e patrocinado pela Fundação Eny.
  • Elaborou o projeto “Criação do Laboratório de Digitalização da Casa de Memória Edmundo Cardoso: acervo dos jornais O Combatente e O Estado”, aprovado pela Secretaria de Município da Cultura.
  • Realizou a captação de recursos ref. à LIC, obtendo o  valor total.
  • Obteve a aprovação da UFSM para o projeto de extensão “Digitalização da Hemeroteca da Casa de Memória Edmundo Cardoso”, sob coordenação da Prof.ª Fernanda Kieling Pedrazzi, que inclui bolsas aos alunos do Curso de Arquivologia que atuarem no projeto.
   Temos muito que comemorar, neste 1º aniversário das AACMEC, por tantas e importantes realizações, sinalizando outras que virão.

Nenhum comentário: