terça-feira, 31 de julho de 2012

Primeiros campeonatos do Avenida Tênis Clube


   A recente descoberta de medalha do Avenida Tênis Clube, datada de 1921, motivou a abordagem dos primeiros campeonatos internos do clube. Marco Aurélio Biermann Pinto encontrou, em uma loja virtual de filatelia e numismática, a imagem de uma medalha de prata com as seguintes inscrições:
(frente) – A.T.C. - Santa Maria
(verso) – Avenida Tennis Club - II lugar - 1921

   Após a mudança da Av. Rio Branco para a Praça da República, sob a presidência de Odette Appel Lenz, o clube organizou seu primeiro campeonato interno, em sua única quadra, inaugurada  naquele logradouro, em 25.4.20.
   O segundo campeonato interno iniciou em 15.5.1921, domingo, quando o clube já tinha duas quadras de tênis, e o presidente era João Appel Lenz, irmão de Odette, eleito em no mês anterior.

O jovem médico Lamartine Souza foi o 1º
campeão do ATC, aos 23 anos.
   Participaram 20 tenistas, sendo 11 homens e 9 mulheres. Lamartine Souza, que fora o primeiro campeão, no ano anterior, não participou. Ele jogava desde quando era estudante de Medicina, em 1918, na quadra da Av. Rio Branco.
   O campeonato de 1921 terminou em setembro e foi vencido pelo presidente João Appel Lenz, classificando-se em 2º lugar Adolpho Lima. O campeão, conhecido desde a infância por “Guta”, era um jovem dentista de 25 anos de idade.
   A campeã de 1920, que conquistou novamente o campeonato, em 1921, foi Aracy de Figueiredo Paz. Três décadas depois, sua sobrinha, a ateciana Carmen Brenner Paz, foi bicampeã brasileira de tênis.
João Appel Lenz, o "Guta",
foi o campeão de 1921.

Em 1921, o 2º lugar ficou com Aracy Pinto de Azevedo, fundadora e presidente de honra do Avenida Tênis Clube.
   O campeão e a campeã receberam medalhas de ouro, e os classificados em segundo lugar receberam medalhas de prata.  Desde o mês anterior, as medalhas estiveram expostas na vitrine da joalharia que as produzira, a Casa Péreyron, importante empresa estabelecida na Primeira Quadra da Rua do Comércio, hoje Calçadão da Dr. Bozano. 
   Aracy Paz fora eleita vice-presidente, em 1920, mas renunciara o cargo. Em março de 1921, foi candidata a presidente, na chapa da situação, para suceder Odette Lenz. Essa tentativa de manter o comando feminino, no Avenida Tênis Clube, foi frustrada, pois a candidatura foi retirada e João Appel Lenz foi eleito, tornando-se o primeiro homem na presidência do clube.
Aracy Azevedo
2º lugar em 1921
Aracy Paz foi campeã do ATC
em 1920 e 1921.
   As medalhas foram entregues no dia 2 de outubro, domingo, durante os jogos festivos do 4º aniversário do clube, adiados desde o mês anterior, uma comemoração baseada na data em que sua primeira quadra de tênis fora inaugurada.
   A medalha agora encontrada possivelmente pertencera a Adolpho Lima, que era diretor esportivo do A.T.C. e transferiu-se para Uruguaiana, alguns dias após a comemoração.

Um comentário:

Aldema M M disse...

Brenner querido, muito boa a tua pesquisa e o teu relato. Adorei o pioneirismo das mulheres...
Beijos a ti e a Antonieta