terça-feira, 17 de julho de 2012

Avenida Tênis Clube de Santa Maria – 95 anos


    
O Neste dia 18 de julho de 2012, o Avenida Tênis Clube, importante associação de variadas atividades esportivas e sociais de Santa Maria, completa 95 anos de fundação
    O clube foi fundado por um pequeno grupo de moças santa-marienses, boa parte delas de recente conclusão de seu ciclo colegial, em regime de internato em escolas da capital.
No sobrado do Dr. Astrogildo de Azevedo
foi fundado o ATC. Hoje o prédio abriga o
Museu da UFSM.
A ideia surgiu em uma de suas reuniões, em janeiro de 1917, no palacete do Intendente Municipal Dr. Astrogildo de Azevedo, pai da fundadora Aracy Pinto de Azevedo. O tênis era um esporte que as mulheres praticavam, e a quadra um ambiente de agradável convívio social, entre moças e rapazes. Elas haviam visto isso várias vezes em quadras particulares, no bairro Moinho de Ventos, em P. Alegre, durante passeios do colégio. Além disso, houvera duas iniciativas anteriores de clube de tênis, em Santa Maria, de efêmera duração. A rede, raquetes e bolas que restaram de um deles foram compradas pelas jovens, enquanto elas conseguiam a cessão do terreno para a construção da quadra, na Avenida Rio Branco que, naquele trecho, ainda não tinha sua pista leste concluída. Essa localização inspirou a denominação do clube.
Stellita Campos. Óleo sobre
 tela de Eduardo Trevisan, 1975.
A primeira assembleia, com um pequeno número de fundadoras, ocorreu no citado palacete, em 18 de julho de 1917, e elegeu a primeira diretoria: presidente, Stellita Mariense de Campos, autora da ideia; vice-presidente, Aracy Pinto de Azevedo; 1ª secretária, Docelina de Arruda Gomes; 2ª secretária, Dorvalina Gomes da Costa; tesoureira, Odette Appel Lenz. Estavam presentes Georgina Brenner, Violeta de Arruda Gomes e Maria Becker Pinto. Todas essas e mais Zilda Morsbach Haeffner são as nove jovens que podemos citar como fundadoras do Avenida Tênis Clube, cujas idades variavam de 15 a 18 anos.
Aracy Azevedo liderou,
com Stellita, a criação do
 clube e foi a 2ª presidente.
A quadra, nos terrenos dos engenheiros Gustavo Vauthier e Eduardo Sabóia, era de construção muito simples e rudimentar, sem drenagem nem camada de carvão. Somente a preparação do solo e demarcação com ripas de madeira embutidas no terreno. Os serviços técnicos foram prestados pelo engenheiro da Intendência Municipal, Augusto Wild, o que lhe valeu o título de primeiro sócio benemérito do Avenida Tênis Clube. O acesso à quadra era feito pelo portão do edifício vizinho, o belo palacete no estilo Art Nouveau do arquiteto alemão Theodor Carsten.
As dirigentes do clube convidaram o eng. Teophilo Barreto Vianna, experiente tenista, para ensinar o jogo de tênis a elas e aos rapazes que já haviam se associado.
No domingo de 16 de setembro de 1917, foi inaugurada a quadra do Avenida Tênis Clube, festivamente embandeirada e ao som da banda de música Lyra Popular. Às 14 horas, a madrinha do clube, Aura Pinto de Azevedo, mãe de Aracy, na companhia do padrinho, o comerciante Joaquim Junqueira Rocha, lançou a bola para o primeiro jogo inaugural, entre a presidente Stellita Mariense de Campos e Alberico Valente Ribeiro.
    Ao entardecer, a diretoria e demais tenistas, formando pares e precedidos pela Lyra Popular, subiram em desfile a Av. Rio Branco e se dirigiram ao Clube Caixeiral, então localizado na esquina da Rua Floriano Peixoto com a atual Rua Astrogildo de Azevedo. Ali foi servido um jantar, seguido de reunião dançante que se prolongou até as 21 horas. 

Edifício Art Nouveau de Theodor Carsten. O muro, visto parcialmente à direita,
        fechava o terreno onde foi construída a 1ª quadra do ATC, na Av. Rio Branco.

Violeta Gomes e sua irmã mais jovem,
Docelina, homenageada com seu nome
no torneio "Copa Docelina de Tênis".
A fundadora Odette Appel Lenz
foi a 3ª presidente, em 1920.
Uma tenista do
ATC, em 1922.
Com saias meia-canela e chapéus com abas, as moças jogaram contra os rapazes, em sets curtos, num moderado exercício, no final do inverno. Por isso, após os jogos, todos puderam ir a uma festa de salão.
    A fundação do Avenida Tênis Clube e a inauguração de sua primeira quadra esportiva foram fatos marcantes na pequena Santa Maria de 1917, então com 15 mil habitantes. A quadra tornou-se ambiente de intensa atividade esportiva e social, na Av. Rio Branco, onde ficou até 1920.

Depois de trocar quatro vezes de endereço, o Avenida Tênis Clube, com progressivo desenvolvimento, nesses 95 anos, é hoje uma das mais importantes sociedades do Estado.

Nenhum comentário: