sexta-feira, 29 de julho de 2016

Catharina Franziska Weckert – Laydner por casamento

No dia 29 de julho de 1792 – há exatos 224 anos –, foi batizada Catharina Franziska Weckert, minha trisavó materna. No registro, não consta a data do nascimento, mas ela deve ter nascido naquele mesmo ano, na pequena comunidade de Büdesheim, junto e ao sul de Bingen am Rhein, histórico e importante porto no Rio Reno. O batismo foi celebrado na igreja paroquial católica dos Santos Áureus e Justina.
Büdesheim é hoje um bairro de Bingen, com pouco mais de 7.000 habitantes.

Catharina Franziska nasceu numa época muito conturbada. Em fins de 1792. Büdesheim foi invadida pelos franceses, após 800 anos sob a administração do Arecbispado de Mainz, cujo arcebispo era um dos eleitores do imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Mainz, 25 km a leste de Büdesheim, é hoje a capital do Estado Federal da Renânia-Palatinado.

Tempos de guerra
Em 27 de agosto de 1791, o imperador do Sacro Império, Leopoldo II, que era irmão de Maria Antonieta, e o rei da Prússia emitiram uma declaração aos revolucionários franceses em favor do bem-estar de Luís XVI e de sua família. Ameaçavam com vagas, mas severas consequências caso algo de mau lhes acontecesse.
Em 20 de abril de 1792, a França declarou guerra à Áustria, e em julho, o Duque de Braunschweig, no comando de tropas prussianas, invadiu a França e declarou sua intenção de restaurar os plenos poderes do rei francês. Entretanto, em setembro, diante da indefinição da Batalha de Valmy, os prussianos perceberam que a campanha se tornava mais longa e mais onerosa do que supunham. Decidiram então retirar-se do território francês.
A França tomou a ofensiva e, no final de 1792, tinha conquistado a Renânia, região alemã principalmente a oeste do Reno. Iniciava assim um domínio francês que durou 22 anos, até a derrota de Napoleão e o consequente Congresso de Viena (1814-15).
A residência dos Weckert não mais existe.
Nesse cenário cresceu a jovem Catharina Franziska, a 7ª entre 14 filhos e filhas de Peter Weckert e Maria Catharina Aßner (Assner). Já haviam nascido então 6 irmãs suas, entre elas Maria Theresia, em 30.9.1789.  
O pai, Peter Weckert, vitivinicultor, tinha 33 anos quando houve a invasão francesa. Ele era, desde 1788, Gemeindeschreiber, o chefe da administração da Comunidade.
Durante o domínio francês, Weckert foi o Maire (prefeito) da localidade (1801-05) e Kirchenmeister (1803-10) o Mestre da Igreja, eleito pela comunidade eclesiástica para supervisionar os bens, realizar os registros cadastrais, arrecadar a receita, rejeitar despesas e realizar a contabilidade.
A retirada dos franceses, em 1813, e as guerras subsequentes de libertação por sua vez, trouxeram novos encargos, especialmente devido aos muitos russos aquartelados em Büdesheim.

Não é conhecido um brasão ou sinete do prefeito Peter Weckert; é mesmo  pouco provável que ele o tenha adotado em seu mandato, que foi influenciado com as ideias revolucionárias francesas. O autor da  genealogia Weckert, citada em fontes, desenhou um brasão que lembra a terra natal e as ocupações de Weckert.
Sobre  escudo vermelho, uma barra prata ondulada e inclinada separa uma cabeça de cavalo e um cacho de uva remetem às profissões de carreteiro (antiga) e de vitivinicutor; sobre o elmo de prata, um homem vestido de vermelho segura na mão direita um bastão prata de prefeito e na esquerda um Código Napoléon azul.

Atrações culturais
.
Igreja
Igreja católica dos Santos Áureus e Justina
A primeira citação documental da Igreja católica de Büdesheim é de 1184, quando pertencia ao Mosteiro Santo Alban, em Mainz, e já era consagrada a Santo Aureus e Santa Justina. O templo fora construído no século XII, em estilo românico, do qual resta somente a torre coberta de ardósias. A nave única, barroca, é de 1756 e foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial, sendo restaurada em 1950.
.
Alte Rathaus
A antiga Câmara Municipal de Büdesheim, die alte Rathaus, foi a sede do governo de Peter Weckert como prefeito (1801-1805). É um edifício retangular gótico tardio, construído em 1539, com cobertura barroca, em quatro águas, As pequenas torres com ameias, nos cantos, são características de edificações em alvenaria de pedra dos séculos XIV e XV, no Médio-Reno.

A antiga Rathaus, na Burgstrasse nº 2, é um marco histórico em Büdesheim, cujo salão é utilizado para eventos.

Os irmãos Leidner ou Laydner
Johann Peter Leidner e Peter Joseph Leidner eram filhos de Joseph Leidner, pedreiro em Kirn. Ambos haviam nascido, respectivamente em 1787 e 1789, em Birkenmühle, um vilarejo junto a Herrstein/Hunsrück.
Os irmãos Leidner, depois Laydner, casaram com filhas de Peter Weckert.
Johann Peter era mestre-pedreiro em Kirn, 50 km ao sudoeste de Büdesheim, quando casou com Catharina Franziska Weckert em 20.10.1817, em Büdesheim.
Peter Joseph era pedreiro em Büdesheim quando casou com Maria Theresia Weckert, em 15.4.1819.
Johann Peter e Catharina Franziska viveram em Kirn/Hunsrück, onde nasceram seus cinco primeiros filhos. Em 1827, mudaram-se para Simmern, cidade 30 km ao norte, onde nasceram outros quatro filhos, entre os quais Johann Carl em 05.01.1828 e Jacob Ludwig, meu bisavô materno, em 11.11.1829.
Catharina Franziska faleceu em Simmern, com 50 anos de idade, em 31.12.1842, seis anos após o nascimento da última filha, Cornelia Catharina.
Alguns anos depois, Johann Peter Laydner e os filhos Johann Carl, Jacob Ludwig e Josephina (Maria Josepha) deixaram Simmern com destino ao Brasil, e chegaram à Colônia Alemã de São Leopoldo, em 26.10.1848.
Posteriormente, estabeleceram-se em Santa Maria, onde geraram grande descendência: Jacob Ludwig Laydner como ourives e Johann Carl Laydner, incialmente como construtor e depois como vitivinicultor, mas essa é outra longa e importante história.
_________________________________
Fontes:
Arquivo pessoal
BRENNER, José Antonio. O pioneirismo de Johann Friedrich Mergener e os Vinhos Laydner. Palaión, Museu Educativo da UFSM, Santa Maria, v. 2, nº 1, 1992.
FRIEDRICH, Heinz. Die Weckert aus BüdesheimDeutsches Familienarchiv. Neustadt  an der Aisch, Verlag Degener & Co., 1955, v. 4
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Coliga%C3%A7%C3%A3o
http://www.regionalgeschichte.net/rheinhessen/buedesheim/kulturdenkmaeler/rathaus.html

Nenhum comentário: