Foto de Laurel e Hardy incluída no anúncio dos imitadores. |
Quando li os anúncios, na imprensa local, fiquei intrigado com o fato de que a apresentação de “O Gordo e o Magro”, em Santa Maria, nunca fora comentada na família. Eu era muito pequeno, na época, mas acontecimentos dessa natureza eram várias vezes citados, nos anos seguintes, pelos adultos da casa.
Lembro das vezes em que meus pais e avós comentavam as apresentações de companhias de operetas nacionais e estrangeiras, no Cine Theatro Coliseu, cuja qualidade acústica era elogiada por integrantes dos elencos.
Minha dúvida se acentuou com as manifestações de surpresa, semelhantes à minha, por parte de pessoas amigas. Então voltei à pesquisa nos jornais da época.
Anúncio no Diario do Interior, em 17.11.1937, afirma que se tratava da famosa dupla. |
Trechos da notícia em A Razão, edição de 17.11.1937, revela a identidade da dupla. |
No dia seguinte, o Diario do Interior repete o logro quando anuncia, para as sessões da tarde e da noite, “O Gordo e o Magro, em carne e osso! A famosa dupla cômica!”
Em nenhum dos anúncios, houve qualquer referência de que se apresentariam dois imitadores da dupla famosa.
Entretanto, as notícias, em ambos os jornais, revelam claramente o fato. Na edição seguinte à noite do espetáculo, comentando a enorme afluência de público, A Razão cita os “dois perfeitos imitadores da famosa dupla do cinema Stan Laurel e Oliver Hardy.”
A seguir, narra a visita que os artistas fizeram ao jornal, então instalado em prédio vizinho ao Cine Theatro Independência, inclusive citando os nomes dos sósias imitadores.
No mesmo dia, o Diario do Interior, embora dizendo que “O Gordo e o Magro” se apresentariam novamente, esclarece tratar-se de “perfeitos imitadores dos verdadeiros.”
Trecho de notícia no Diario do Interior, em 17.11.1937: eram imitadores. |
------------------------
Fontes: Jornais A Razão e Diario do Interior, nas edições citadas. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário