sexta-feira, 5 de julho de 2013

A.T.C. - Presidentes esquecidos (5)

Joaquim Junqueira Rocha.
Foto extraída de Monte Domecq, 1916.

Encerrando esta série de postagens, apresento o quinto ex-presidente ausente na galeria de fotos do A.T.C.
   Joaquim Junqueira Rocha
   Foi presidente do Avenida Tênis Clube, eleito na assembleia geral de 15 de março de 1925, sucedendo a Oswaldo Cordeiro de Farias.
   Porém, como vice-presidente, na gestão anterior, comandou o clube por vários meses, na ausência do titular. Exerceu a presidência pelo menos desde agosto de 1924, em razão da ausência, por tempo indeterminado, do então presidente, o tenente       Oswaldo Cordeiro de Farias. Esse militar exilara-se na Argentina após participar de um levante tenentista e, a seguir, juntou-se aos rebeldes liderados por Luiz Carlos Prestes, que formaram a Colunas Prestes.
   Joaquim Junqueira Rocha nasceu em Santa Maria, em 1887, filho de Manoel Marques da Rocha e Bertholina Junqueira Rocha. Era sobrinho de Ernesto Marques da Rocha, intendente municipal em 1923, e primo-irmão dos médicos Francisco e José Mariano da Rocha.
   Com 25 anos de idade, casou, em 25.12.1912, com Esther Coimbra Marques, de 19 anos. O casal teve cinco filhos, nascidos em Santa Maria: Helly (14.5.1914), Balbino (16.6.1915), Ivanisa (1.8.1916), Alcione (2.5.1918) e Icleia (23.3.1923). O segundo filho, Balbino Marques da Rocha, médico cirurgião e ginecologista, trabalhou por mais de 50 anos nos hospitais de Porto Alegre e notabilizou-se com escritor e poeta regionalista.
   Comerciante
   Junqueira Rocha, desde jovem foi ativo e bem-sucedido comerciante. Aos 25 anos era sócio da firma Gastal & Rocha, que comprou, em 1912, a loja A Preferivel, em frente à Praça Saldanha Marinho, esquina Rua Venâncio Aires.

Em 30 de junho de 1914, Junqueira Rocha realizou nova sociedade, a J. Rocha & Cia., com o fazendeiro Luiz Gonçalves das Chagas. Mudou a loja para a 1ª Quadra da Rua do Comércio nº 12, onde está hoje o Edif. Bechara, nº 1318 da Rua Dr. Bozano, cujo térreo é parte da Casa Eny Feminina. 
   Em 1918, transferiu-se para o sobrado em frente, nº 19, onde hoje está o Edif. Imembuí, nº 1305. A Preferivel era uma das principais casas comerciais da cidade. Operava no ramo de tecidos, artigos de bazar, modas, confecções, miudezas e perfumes.

   Além de bem-sucedido comerciante, Junqueira Rocha desenvolvia intensa atividade social. Em janeiro de 1918, era presidente da Sociedade Carnavalesca dos Pyrilampos e, em 1921, foi eleito presidente do Clube Caixeiral Santamariense. Após seu mandato no Avenida Tênis Clube, Junqueira Rocha voltou à presidência de Clube Caixeiral, em 1926 e 1927.
   Padrinho do A.T.C.
Junqueira Rocha em
O Rio Grande do Sul, 1922.
   Junqueira Rocha esteve ligado à história do Avenida Tênis Clube, desde os primórdios.
   Não há registro de quando ele se associou ao clube, mas a assembleia geral de 20.8.1917, presidida pela vice-presidente Aracy Pinto de Azevedo, realizada na residência de seu pai, o Dr. Astrogildo de Azevedo, deliberou convidar   Junqueira Rocha e Aura Pinto de Azevedo, mãe de Aracy, para padrinho e madrinha do Avenida Tênis Clube.
   Inauguração da quadra
   No mês seguinte, em 16.9.1917, domingo, foi inaugurada a primeira quadra de tênis do clube, na Av. Rio Branco.  Às 14 horas, sócias e sócios do A.T.C. reuniram-se na residência de Junqueira Rocha, na Rua dos Andradas, de onde partiram, em grupo, para a quadra. Conforme o Diario do Interior, “às 16 horas de domingo, perante avultada concorrência de exmas. sras. srtas. e inúmeros cavalheiros, foi inaugurada a pelouse do Tennis Avenida Club, servindo de paraninfos a exma. sra. d. Aura Azevedo e o sr. Junqueira Rocha, e que primeiro lançaram a bola no espaço, iniciando o jogo no qual tomaram parte as sócias e sócios inscritos.”
   Gestão
   A assembleia geral de 15 de março de 1925, que elegeu Junqueira Rocha como presidente, foi realizada na sede do Avenida Tênis Clube, na Praça do Mercado, a atual Saturnino de Brito. A vice-presidente era Camille (Mimi) Philbert, filha do belga Jules Philbert, chefe da contabilidade da Viação Férrea.
Assinatura em ata do Avenida Tênis Clube 
   Na gestão de Junqueira Rocha, em exercício e como presidente, foram registradas as atas de uma assembleia e de três sessões de diretoria, essas realizadas no Clube Comercial, fundado dois anos antes e instalado no pavimento superior da loja A Preferivel. A assembleia homenageou os ex-presidentes  eng. Antonio Azevedo, sócio benemérito, e o ten. Cordeiro de Farias, ambos momentaneamente na cidade. As demais atas revelam a realização de um torneio interno para “desenvolver o esporte o mais possível e despertar maior interesse entre os jogadores” e também a visita do Concordia Tênis Clube, de Cachoeira, que jogaria um torneio previsto para outubro de 1925.
   Além de serem escassos os registros em atas, faltam, na hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, as edições dos anos 1924 a 1926 do Diario do Interior, também inexistentes em outros acervos. O Correio da Serra, jornal santa-mariense da época, nenhuma notícia publicou sobre o clube. Assim, não foi possível obter mais dados.
Primeira Quadra da Rua Dr. Bozano, em cerca de 1925. No primeiro plano, à direita, o sobrado que abrigava, no térreo, A Preferível, e no pavimento superior o Clube Comercial, fundado em 1923. Ao fundo, o Banco Pelotense, recentemente inaugurado, onde hoje está o Banrisul.
[acervo Casa de Memória Edmundo Cardoso - restaur. J.A.Brenner-jul./2013]

Fontes:
Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria:
Diario do Interior, edições de 18.9.1917 e 28.11.1918.
Casa de Memória Edmundo Cardoso:
MONTE DOMECQ, Ramón. O Estado do Rio Grande do Sul. Barcelona: Estabelecimento Graphico Thomas, 1916, p.484.
COSTA, Alfredo Rodrigues da (org.). O Rio Grande do Sul, vol. II. Porto Alegre: Officinas Graphicas da Livraria do Globo, 1922, p.210.
Fototeca.
Livro nº 1 de atas do Avenida Tênis Clube.
Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – Santa Maria. Liv. Casam. 7, fl. 119. Liv. Nascim. Nos 12, 13, 14 e 19.

Um comentário:

Lobato disse...

Presidente Benner.
Excelente pesquisa, ótimo texto. Mais uma vez, meus parabéns.