segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A.T.C. - Presidentes esquecidos (3)


Mais um ex-presidente do Avenida Tênis Clube, não incluído na galeria de fotos:

   Antonio Rodrigues de Azevedo
Eng. Antonio Rodrigues de Azevedo
   Entre as decisões da reorganização do Exército, iniciada em 1908, estava a construção de novos quartéis. Na década de 1920, a Companhia Construtora de Santos, na época a maior empresa brasileira no ramo, talvez na América do Sul, realizava obras militares em 19 cidades do Estado, inclusive o quartel do 5º Regimento de Artilharia, em Santa Maria. A posição geográfica e a facilidade de transporte ferroviário levaram a empresa a instalar na cidade, no último trimestre de 1921, seu escritório central e residência do engenheiro chefe, no Estado, Antonio Rodrigues de Azevedo.


   No Avenida Tênis Clube  
   Proposto e admitido sócio do Avenida Tênis Clube, na sessão de 3.6.1922, logo conquistou o apreço e a estima do quadro social, por sua capacidade de liderança e experiência administrativa. Nove meses depois, foi eleito presidente do clube, na assembleia geral de 15.3.1923, realizada no Clube Caixeiral.
   Em sua primeira sessão de diretoria, em 22 de abril, foi decidida a mudança para a Praça do Mercado, com a construção de três quadras de tênis e pavilhão social.
   Também ficou decidido instalar uma sede provisória para convívio, reuniões e esportes de salão, em um prédio da Primeira Quadra da Rua do Comércio que, no fim do ano seguinte, seria rebatizada Rua Doutor Bozano. A inauguração ocorreu na tarde de 3 de maio que, à época, era o feriado comemorativo do Descobrimento do Brasil. Muitos sócios compareceram ao ato que se estendeu com jogos de pingue-pongue, xadrez e outros. Essa sede continuou muito movimentada, sendo ali disputado um campeonato de pingue-pongue.
   Em 18 de maio, o presidente Azevedo oficiou ao Intendente Municipal, pedindo que fosse concedida ao A.T.C. “por tempo indeterminado, a área atualmente desocupada e existente na Praça do Mercado, para nela construir os melhoramentos que deseja.” Anexou o projeto com as quadras esportivas e o pavilhão social, elaborado pelo escritório local da Cia. Construtora de Santos.

Desenho com base em descrições e fotos.
   Praça do Mercado era o nome popular de uma área sem qualquer tratamento paisagístico que fora doada ao Município, em 1900, para a construção de um mercado, o que nunca ocorreu. Em 1913, foi oficialmente denominada Praça 15 de Novembro, nome não adotado pela população. Era limitada pelas ruas do Comércio (Dr. Bozano), Duque de Caxias e Cel. Niederauer. A leste limitava com particulares, e somente anos depois foi aberta ali a rua que tomou o nome de Ernesto Marques da Rocha, por coincidência o intendente que concedeu o uso da área ao A.T.C.
   Em agosto, o projeto foi exposto na vitrina da Chapelaria Americana, na Primeira Quadra, atual Calçadão. Para a obtenção dos recursos necessários, foi lançado um plano de empréstimos pelos sócios, por meio de apólices, restituíveis por sorteio, que teve pleno sucesso.

   Inauguração
   Perante grande número de pessoas, a nova sede foi inaugurada, na noite de 15 de dezembro de 1923, sábado, um fato marcante na cidade, então com pouco mais de 15 mil habitantes. O ato inaugural foi seguido de um baile animado pela banda "Choro da Aviação". O Diario do Interior, no dia seguinte, noticiou que “constituiu notável acontecimento no mundo desportivo e social santa-mariense a inauguração solene, ontem realizada, da confortável praça de esportes do Avenida Tênis Clube e do elegante pavilhão destinado à sua sede social, levantado na Praça do Mercado”. Destacou os materiais da construção das quadras, com pedra britada, carvão, areia e terra argilosa.
Trecho de notícia no Diario do Interior. (Arq. Hist. Munic.)

Espirobol
   Na descrição das instalações esportivas, o jornal citou uma quadra de basquete que talvez tenha ficado em projeto, pois, nos anos seguintes, nenhuma atividade desse esporte foi referida em atas ou em notícias.     Croquet, de origem francesa, era um jogo com bolas de madeira, impelidas por um taco, devendo passar sob pequenos arcos, em trajeto predeterminado. Ligado à história do tênis, o croquet era praticado no A.T.C. desde seu início. Espirobol era jogado com uma bola pendurada por uma corda ao topo de um mastro.
   No domingo, foi jogado um torneio com o Bagé Tênis Clube, como parte do programa inaugural, disputando a “Taça Santa Maria” oferecida por Joaquim Junqueira Rocha. Venceu o A.T.C., por 3 a 1.
  Em reconhecimento ao importante trabalho de Antonio Azevedo na presidência do A.T.C., ele foi declarado sócio benemérito e seu nome foi dado à quadra nº 1 do clube.
Sede na Praça do Mercado. À direita, o portão de acesso pela Rua Doutor Bozano
e parte do pavilhão social. (Acervo Casa de Memória Edmundo Cardoso)
Ao fundo da quadra nº 1,
a placa denominativa:
PELOUSE
DR. AZEVEDO
   Por ocasião da transferência do eng. Antonio Rodrigues de Azevedo para o Rio de Janeiro, uma festa de despedida foi realizada no clube, em 19.3.1924, quando foi instituída a “Taça Dr. Azevedo”.

   Durante muitos anos, o eng. Azevedo continuou vivo na memória do clube. O jornal A.T.C., de 23.12.33 homenageou o ex-presidente, proclamando: “Um dia tudo mudou. Progresso, três pelouses, pavilhão, salão de festas, conforto, jardins, tudo muito chique. [...] Quem fez esse prodígio? Todos sabem. Seu nome está lá no alto de uma pelouse.”
   Não está mais, a denominação da quadra foi mantida no posterior período na Praça da República, mas homenagem e a placa foram indevidamente descartadas nas instalações da Av. Dois de Novembro.

Nenhum comentário: