terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pórtico de Santa Maria

Vista desde o estacionamento. As placas triangulares, à direita,
dão boas-vindas aos que chegam e desejam boa viagem aos que
deixam a cidade.  -  foto J. A. Brenner

Em maio de 2011, foi concluído o chamado pórtico de acesso à Santa Maria, pela RSC-287. Na verdade, não é um pórtico, mas um monumento que assinala o acesso à Cidade Cultura, como o Prefeito Cezar Augusto Schirmer definiu:  
“Trata-se de um símbolo à modernidade que, por extensão, também presta homenagem a todos que, de uma forma ou de outra contribuem para o desenvolvimento de Santa Maria, gerando emprego, receita, riquezas e conhecimento”.
Foto colhida na internet.
O monumento, de autoria do arquiteto Pepe Reyes, faz parte de um complexo que inclui um avião Xavante, doado pela FAB, um centro cultural e um posto de informações turísticas, com estacionamento para carros e ônibus. Está situado um pouco antes da entrada da Base Aérea, para quem chega à cidade.
A arquitetura do monumento, construído em aço e alumínio, tem a forma de um arco parabólico inclinado, de cujo centro parte um semiarco que se projeta sobre a rodovia, dando equilíbrio ao conjunto.
A obra de R$1.600.000,00 foi realizada, em 75%, com recursos do Ministério do Turismo, e o restante com contrapartida da Prefeitura.
Avião Xavante doado pela FAB faz parte
do complexo - foto J.A.Brenner
O projeto do complexo teve início em 2008, por iniciativa da Secretaria de Município de Turismo e parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria-CACISM. O presidente dessa entidade, Paulo Ceccim, entende que o complexo revela aos visitantes que Santa Maria é uma cidade moderna, de qualidade e habitada por um povo especial: “Simboliza, através da sua importância e modernidade, a Santa Maria que queremos, buscamos e iremos ter”.
A iluminação, que terá vários efeitos de luzes e cores, será instalada em breve.
Um vídeo do complexo, filmado por quem deixa a cidade, pode ser visto em: 
http://www.youtube.com/watch?v=CXsuSQ4E8XY

Um comentário:

Aldema M M disse...

Obrigada,querido amigo! Tuas informações são sempre precisas e claras e me possibilitam acompanhar as modificações de Santa Maria.Beijos