domingo, 24 de abril de 2011

Grupo Atirador Pedro Brenner

O tiro esportivo foi introduzido no Brasil pelos imigrantes alemães. As sociedades de atiradores (die Schützenvereine) têm origem em uma tradição muito antiga, nas corporações germânicas medievais que defendiam os castelos e as vilas. Foram muito importantes nas áreas de colonização alemã no sul do Brasil, a partir da segunda metade do século 19, quando alemães e descendentes se organizaram em sociedades com diversas atividades: tiro, ginástica, canto, bolão.
Em Santa Maria, dois clubes tiveram origem em sociedades de tiro: O Deutscher Schützenverein, que foi refundado, em 1920, como Clube Atirador Esportivo, e o Clube de Atiradores Santamariense, fundado em 28.9.1887, por 31 atiradores, tendo por sede o estande de tiro instalado na chácara do alemão Karl Müller, seu primeiro presidente.
Pedro Brenner aos 60 e poucos anos.
Um dos fundadores foi Pedro Brenner, meu bisavô paterno, que desenvolveu intensa atividade e influência no clube. Desde jovem ele praticava o esporte, tendo vencido, aos 19 anos, uma competição de tiro, em Campo Bom, onde nascera, em 15.11.1831, e fora batizado com o nome de Peter Brenner.
Era chamado Pedro Brenner, em Santa Maria, para onde se mudou em 1857, com esposa e duas filhas, e onde viveu durante 68 anos, tendo falecido com 93 anos de idade, em 8.4.1925.
Três anos após o seu falecimento, 15 sócios do Clube Atiradores Santamariense fundaram o “Grupo Atirador Pedro Brenner” assim denominado em memória ao “grande entusiasta do esporte da caça e do tiro ao alvo”, conforme notícia em jornal da época. O grupo era dirigido por Alfredo Blankenheim, presidente, Walter Grau, secretário, e Frederico Eggers, fiscal geral.
Manchete e início da notícia do Diario
do Interior
, em 22.5.1928, terça-feira.
A fundação ocorreu supostamente nos primeiros dias de maio de 1928, vinculado ao Clube Atiradores Santamariense. Em 8 de maio, em sessão da diretoria desse clube, foi lido o ofício que comunicava a fundação e solicitava o uso das armas do Santamariense e também que fosse pedido o estande de tiro do Clube Atirador Esportivo, “até que nosso estande esteja em condições de ser utilizado”.
No domingo de 20 de maio, realizou-se o primeiro campeonato do “Grupo Atirador Pedro Brenner”, no estande de tiro do Clube Atirador Esportivo. Tomaram parte 12 atiradores, sendo vencedor Frederico Eggers.


Um comentário:

eu quero o desenvolvimento de santa maria . e vc ? disse...

Lei estadual impede emancipação de pains (anexando passo do verde ,santa flora e o bairro passo das tropas.
no blog (site)apresento a lei do rio grande do sul que trata sobre as emancipaçãoes.Se a lei for posta em prática o sonho de destruir Santa Maria ficará mais longe de algumas pessoas ...
Será anexado o distrito de passo do verde ,onde está localizado o centro geografico do RS. santa maria deixará de ser de fato coração do rio grande.Mas a lei impede isso fere a unidade historico cultural.
Querem anexar o bairro passo das tropas,cuja população mora a 30 minutos do centro de santa maria ,trabalha no centro ,pega ônibus urbano paga 2,30 a passagem.utiliza vale transporte.Isso fere a unidade historico cultural segundo nossa lei estadual .



temos que passar isso a diante opara que empresários,vereadores e prefeito , façam valer a lei estadualNA JUSTIÇA.

caso contrario teremos pains cidade coração do rio grande do sul.só se consegue desenvolvimento com união.por favor ajude na divulgação.

http://unidosporsantamaria.blogspot.com/2011/07/lei-estadual-impede-emancipacao-de.html