sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Imigrantes Niederauer – 183 anos

A família Niederauer chegou à Colônia Alemã de São Leopoldo, no dia 15 de janeiro de 1826. Haviam deixado sua terra natal, no Rheinhessen, cinco meses antes.
Era um grupo familiar de sete pessoas, que viajaram do Rio de Janeiro a Porto Alegre no pequeno veleiro Carolina, onde sofreram maus tratos, o que causou a morte do idoso chefe da família, Johannes Niederauer (69 anos), dois meses e meio após a chegada.

O mais velho dos filhos era Philipp Leonhard Niederauer (foto), que imigrou com a esposa Anna Catharina Diehl e uma enteada. Faziam parte do grupo seus irmãos Johannes Friedrich e Friedrich, e um sobrinho também chamado Friedrich.
Philipp Leonhard foi pioneiro na Colônia Alemã de Três Forquihas, perto de Torres, em setembro de 1826, onde nasceu seu primogênito Johannes, que se tornaria o famoso Cel. João Niederauer Sobrinho. Lá também nasceu Elisabetha e, em 1830, a família voltou para as proximidades de São Leopoldo, onde nasceram Maria Luíza e Johanna Sophia.
Em 1840, estabeleceram-se na pequena vila de Santa Maria da Boca do Monte, que adotaram como sua terra definitiva. O primogênito, então um adolescente de 13 anos, ficara em Porto Alegre, trabalhando no comércio. Somente quatro anos depois ele juntou-se à família, em Santa Maria, onde iniciou-se muito jovem na carreira militar, tornando-se o maior herói local, após ter tombado na Guerra do Paraguai, em 13.12.1868, com apenas 41 anos de idade.

5 comentários:

oso litoral norte rs disse...

Sou um NIEDERAUER e com orgulho mas não conhecia a verdadeira istória da familia, sempre soube que eram apenas dois irmãos que tinhão vindo para o Brasil, agradeço por ter feito este estudo de nossa familia.

Unknown disse...

Sou um Niederauer tbm e não sabia como a minha família tinha chegado ao Brasil, muito obrigado por ter feito esse estudo.

Unknown disse...

Sou um Niederauer tbm e não sabia como a minha família tinha chegado ao Brasil, muito obrigado por ter feito esse estudo.

Unknown disse...

Sou niederauer tbm

Unknown disse...

Oi