quinta-feira, 18 de março de 2021

CAPITÃO OTTO BRINCKMANN — local e datas

    Carl Ferdinand Otto Brinckmann veio ao Brasil, em 1851, como capitão de Artilharia da chamada Legião Alemã, contratada pelo Governo Imperial do Brasil para a Guerra contra Oribe e Rosas. Um Brummer, como eram chamados aqueles militares.

Imagem obtida a partir de foto publicada na Revista Commemorativa do Centenário de Santa Maria, 1914.

      Após o conflito, com 30 anos de idade, ele estabeleceu-se em Santa Maria, em 1855, onde passou a atuar como agrimensor, praticando seus conhecimentos de topografia, ciência usada em Artilharia, na técnica de tiro. Foi o agrimensor da Intendência Municipal até se aposentar, em 1898.

    O Capitão Otto Brinckmann, como sempre foi chamado, construiu sua casa na Rua do Comércio, onde hoje está o Edifício Block, nº 1058, na Segunda Quadra da Rua Doutor Bozano. No final do século XIX, funcionava em parte da casa, ou no prédio ao lado, nº 66, a redação e oficina tipográfica de O Combatente, jornal de Candido Brinckmann, filho de Otto. Os últimos moradores do casarão foram os membros da família do Dr. Lamartine Souza, neto de Otto. O Dr. Lamartine tinha ali sua residência e seu consultório médico. O terreno se estendia até a Rua Venâncio Aires, onde havia um portão para entrada de carro.

Ao centro, com 11 aberturas, a casa de Otto Brinckmann, na 2ª Quadra da Rua Dr. Bozano. Foto de Bortolo Achutti, 1940.
     Otto Brinckmann exerceu forte liderança na etnia alemã santa-mariense. Foi presidente da Deutsche Evangelische Gemeinde – a Comunidade Evangélica Alemã de Santa Maria, em 1873, quando foi construído o templo. Certamente estava entre os fundadores da Comunidade, em 8.4.1866.

    Em 28 de outubro de 1866, o Cap. Otto Brinckmann reuniu em sua residência 18 alemães e descendentes para fundarem o Deutscher Hilfsverein de Santa Maria, sendo seu primeiro presidente. De início uma sociedade beneficente, passou por mudanças nas denominações e nos objetivos, tornando-se a atual Sociedade Concórdia Caça e Pesca-Socepe, que em outubro vindouro completará 155 anos de fundação.

     Datas

    Em 22.5.2016, fiz uma postagem, neste blog, sobre esse insigne personagem, comentando que ele
nascera “em 21.5.1826, em local não identificado da atual Alemanha”. A citada data do nascimento é a que consta na lápide de seu túmulo, no Cemitério Municipal de Santa Maria.

    Entretanto, o necrológio publicado quatro dias após seu falecimento, em O Combatente, edição de 8.1.1903, 1ª p., registra que Otto falecera “contando 78 anos e meio de idade”, o que remete a data do nascimento para meados de 1824. Isso é condizente com as informações do site genealógico Geni, que registra a data do nascimento em 21.5.1824. O teor do necrológio é confiável, pois o proprietário e diretor de O Combatente era Candido Brinckmann, filho mais velho de Otto.

Acervo Casa de Memória Edmundo Cardoso.
    No site genealógico Geni consta que Carl Ferdinand Otto Brinckmann nasceu em 21.5.1824 – mesmo dia e mesmo mês citados na lápide, com dois anos de diferença. Geni (www.geni.com) é um site norte-americano de genealogia, com sede em Los Angeles, de propriedade da empresa privada israelense MyHeritage.

    O site também informa que Otto faleceu no Brasil, era filho de Johann August Brinckmann e de Dorina Brinckmann, e teve um filho chamado August.


    No Registro Civil de Óbitos (2, 162, 3 - 1ª – 1903), consta que ele era natural da Alemanha, faleceu em 04.01.1903 em Santa Maria, RS, com 78 anos, filho de Augusto Brinckmann e Margarida Brinckmann.

    Otto Brinckmann casou com Maria Basilia Garcia da Rosa com quem teve, pelo menos, cinco filhos, um deles chamado Augusto:

    Candido, 1869; Adolpho Otto, 1872; Vicentina, 1874; Octilia, 1876 ; Porfiria (Fifi), 1878; Augusto, ~1886;. A menina Octilia morreu com um ano de idade.

    O nome do pai é confirmado, mas há divergência quanto à mãe: no registro, Margarida e no site, Dorina, um prenome bem raro na Alemanha.

    Local - Magdeburg

    No citado site consta que o Cap. Brinckmann nasceu em Magdeburg, atualmente capital do Estado Federal de Saxônia-Anhalt, na Alemanha. Citada em documentos desde o ano de 805, Magdeburg é uma das mais antigas cidades da Alemanha, Otto I, o Grande, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, tornou Magdeburg, em 950, um Arcebispado e uma das mais importantes cidades e sei império. Por isso Magdeburg é camada Die Ottostadt -  "A Cidade de Otto", uma possível influência na escolha de um dos prenomes de Brinckmann, pelo qual ele ficou conhecido. Na época de seu nascimento, sua cidade natal pertencia ao Reino da Prússia. Em 1815, após o fim das Guerras Napoleônicas, o território do Ducado de Magdeburg foi um dos que formaram a nova Província Prussiana da Saxônia, cuja capital era a cidade de Magdeburg.

A região histórica da Província da Saxônia hoje compreende a maior parte do atual estado federal alemão da Saxônia-Anhalt. . 

Fontes:
Arquivo pessoal
Pesq. no Reg. Civil S. Maria por João Alberto Licht Teixeira
O Combatente - Casa de Memória Edmundo Cardoso
Cemitéro Mun. de S. Maria
http´s://geni.com
wikipedia.org-Saxônia-Anhalt


 

 

Nenhum comentário: