Na madrugada deste 1º de fevereiro, faleceu um estimado amigo, o historiador e genealogista Ondy Hélio Niederauer. Filho de Antonio George Niederauer e Ida Treptow Niederauer, ele nasceu em Santa Maria, em 5.7.1923, e viveu sua infância e adolescência na Rua 7 de Setembro.
Tinha 18 anos quando mudou-se para Porto Alegre, onde se formou em contabilidade. Casou com Alella Werkauser com quem teve três filhos. Contador da colonizadora Maripá, Ondy Niederauer assumiu, em 1950, o seu cargo em Toledo/PR, então um vilarejo de umas 20 casas de madeira. Tornou-se assim um dos pioneiros da cidade, para cujo desenvolvimento muito trabalhou, tendo registrado sua história no livro Toledo no Paraná, 1992, com 2ª edição revisada e ampliada, em 2004.
Pesquisou incansavelmente a história da família, produzindo o importante trabalho genealógico Família Niederauer-da Alemanha ao Brasil, 2008.
Eu o conheci há 17 anos, quando lancei A saga dos Niederauer, em 1995, e muito lamento não tê-lo conhecido antes. Sabendo do livro, Ondy veio de Toledo a Santa Maria - um percurso de mais de 700 km -, o que deu brilho ao lançamento e grande júbilo ao autor. Desde então, nossa amizade se solidificou, apesar da distância.
Seu valor foi reconhecido nos meios profissionais e culturais. Em 1985, o Conselho de Contabilidade do Paraná concedeu-lhe o título de “Contabilista Emérito”. Em 2002 tornou-se “Cidadão Honorário de Toledo”, município que o homenageou, dando seu nome ao “Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer”, inaugurado em 2004.
Recebi com profunda consternação a notícia do falecimento de tão apreciado e estimado amigo. Ondy nos deixa após 88 anos de uma vida muito profícua, de valiosas realizações, de sólidas amizades e com o reconhecimento de todos.
A foto à esquerda, talvez uma das últimas de Ondy, foi tirada em 12.11.2011, quando ele recebeu das mãos do prefeito de Toledo o livro Toledo em fotos.
Um comentário:
Uma figura inesquecível. Cumprimentos pelo registro.
Postar um comentário