quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lançamento


O lançamento do livro Os Cassel de Santa Maria-desde o Glantal, foi muito bem-sucedido, no último dia 6 de maio, na Feira do Livro de Santa Maria. Um número expressivo de pessoas prestigiou a sessão de autógrafos, tornando a obra um dos livros mais vendidos da Feira.
Isso foi bem expressado pelo Prof. Vitor Biasoli quando autografou ao autor, em livro seu lançado na mesma data: “Ao José Antonio Brenner, pesquisador minucioso, que reuniu a maior fila de autógrafos da Feira do Livro.”
Esse sucesso é atribuído à importância da família, seu grande número de membros e de amigos, e ao interesse por sua história e pela história de Santa Maria, enfocada no livro como principal cenário em que os Cassel atuaram, vários deles em posição de liderança.

O bom êxito é também devido à ampla divulgação por convites e pela matéria publicada no jornal A Razão, no dia do lançamento. O livro apresenta aprimorada qualidade gráfica devida à Gráfica Pallotti e, principalmente ao talento de Valter Noal Filho, autor do excelente projeto gráfico e da capa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Livro sobre os Cassel



Com grande satisfação anuncio o lançamento do meu livro Os Cassel de Santa Maria-desde o Glantal, no dia 6 de maio, quinta-feira, na Feira do Livro de Santa Maria. O trabalho durou alguns anos de muita pesquisa, preparação de imagens e busca de dados genealógicos dos ramos mais recentes, que contou com a inestimável colaboração de Paulo Cassel, tetraneto do genearca imigrante.
A narrativa remonta a meados do século XVIII, com referência ao imigrante Abraham Cassel e segue com seus filhos, nas aldeias de Rathsweiler e Ulmet, no Vale do Rio Glan – Glantal, em alemão –, na bacia do Reno. Aborda o período da ocupação francesa e a posterior imigração no Brasil em dois grupos, em 1825 e 1827.
Abraham Cassel, genearca da família, em S. Maria.
Descreve, depois, o período nas antigas colônias alemãs no Rio Grande do Sul e evidencia Santa Maria, onde se estabeleceu Abraham Cassel (foto), neto do genearca de mesmo nome. Chegou à pequena vila santa-mariense, em 1862, com sete filhos nascidos na colônia de Bom Jardim (Ivoti) que geraram extensa e importante descendência.
O relato sobre os personagens, nos cenários históricos em que viveram e atuaram, dá ênfase a Santa Maria, na época dos séculos XIX e XX.