sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

No dia 10 de agosto de 2010, foi fundada a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria-AMARQHIST. A fundação foi realizada em reunião na sede do Arquivo, por 14 pessoas de diversos setores da comunidade, interessadas na melhoria dos serviços e das instalações da instituição:
Ariane Wegner Sousa, Carlos Blaya Perez, Clara Marli Scherer Kurtz, Daniéle Xavier Calil, Delanir Andrade Kohls, Dhion Carlos Hedlund, Geisi Antonello, Glaucia Vieira Ramos Konrad, Janaína V. Lopes, Janilton Fernandes Nunes, José Antonio Brenner, Leudo Bellochio de Abreu, Luiza Corino Haesbaert e Naiani Fenalti.
Três semanas depois, em 1º de setembro, uma assembléia aprovou o estatuto e elegeu a diretoria e o conselho fiscal. Estiveram presentes 13 sócios fundadores e mais sete novos sócios: Carla Saldanha da Silva, Cristina Strohschoen, Dione Calil Gomes,
Diorge Alceno Konrad, José Hiran Ribeiro, Therezinha de Jesus Pires Santos e Thiago dos Santos Fenalti.
José Antonio Brenner, sócio fundador de matrícula 001, entrega sua ficha de inscrição ao presidente Leudo Bellochio de Abreu e à diretora do Arquivo, Daniéle Calil.

6 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Estimado Brenner !

Meus parabéns, estensivo a todos os teus colegas nessa louvável iniciativa ! Mesmo de longe, fico torcendo pelo sucesso ! Tenham todos perseverança férrea na iniciativa, pois tudo que diz respeito à cultura e memorialística em nosso país enfrenta óbices de todos os tipos !
Um fraterno abraço !

James Pizarro
Canasvieiras, Florianópolis

www.professorpizarro.blogspot.com

antes que a natureza morra disse...

ERRATA :

No comentário anterior, onde se lê "ESTENSIVO", leia-se EXTENSIVO".

Pizarro

José Antonio Brenner disse...

Obrigado,James!
O que se viu nas 2 reuniões (fundação e eleição) foi um vivo entusiasmo pela realização das meta da AMARQHIST. Ao longo dos anos, o rico acervo documental e as instalações físicas, sem os recursos necessários, têm sido relegados pela administração municipal, apesar do empenho de uma ou duas diretoras. A Associação deverá buscar os meios para mudar esse quadro, inclusive infundir a confiabilidade necessária para receber novas doações que enriquecerão o acervo.
Abraço
Brenner

Unknown disse...

Prezado amigo Prof. Brenner! Parabéns pela iniciativa louvavel na Cidade Cultura em que a mesma precisa ser valorizada .Gostaria de fazer parte deste grupo pois com certeza aprenderia muito. Um abraço e votos de muito sucesso! Leni W Lourenço

Luh disse...

Esta notícia me deixa muito feliz, pois já passei por muitas agruras como pesquisadora em busca de material, o qual sei que a maior parte está extraviado. Gostaria muito de saber como posso integrar este grupo, pois sei da importância que é termos um acervo histórico bem organizado.

José Antonio Brenner disse...

Luh
Para associar-se à AMARQHIST, deve ser preenchida uma ficha de cadastro de sócio. As fichas estão disponíveis na sede do Arquivo Histórico, com a diretora, a Arquivista Daniéle Calil, com Dione Calil Gomes (UFSM) e Glaucia Vieira Ramos Konrad (UFSM). Deve ser anexada à ficha uma foto 3 x 4 do sócio. A anuidade será de R$ 50,00.
Sugiro um contato com ela:
Daniéle Xavier Calil
Diretora do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria
Fone: (055) 3222-8300 - ,