domingo, 18 de julho de 2010

93 anos do A.T.C.

Neste 18 de julho de 2010, o Avenida Tênis Clube, de Santa Maria, completa 93 anos, desde sua fundação. A data é marcada pela 1ª assembleia que elegeu uma diretoria composta de 5 moças santa-marienses: Stellita Mariense de Campos, Aracy Pinto de Azevedo, Docelina de Arruda Gomes, Dorvalina Costa e Odette Appel Lenz que, junto com outras 4, Georgina Brenner, Violeta de Arruda Gomes, Maria Becker Pinto e Zilda Morsbach Haeffner, foram as fundadoras do clube. A idade das jovens variava entre 16 e 18 anos.
A assembleia foi realizada no palacete do Dr. Astrogildo de Azevedo, que hoje abriga o Museu Educativo da UFSM, na Rua do Acampamento.
A ideia surgira em janeiro daquele ano e, na data da 1ª assembleia, a quadra de tênis estava em construção, em dois terrenos contíguos pertencentes aos engenheiros Gustavo Vauthier e Eduardo Sabóia, na Avenida Rio Branco. A escolha do nome do clube se deve a essa localização. No domingo de 16 de setembro de 1917, foi inaugurada a quadra do Avenida Tênis Clube, festivamente embandeirada e ao som da banda de música Lyra Popular.
No decorrer desses 93 anos, o Avenida Tênis Clube esteve instalado, além do local inicial, na Praça da República (Bombeiros), 1920-22, na Praça do Mercado (Saturnino de Brito) de 1922 a 1930, novamente na Praça da República, de 1930 a 1957 e, finalmente, desde 1958, na Av. Dois de Novembro.
Em 1982, foi adquirida a área de uma antiga fábrica de manilhas, no outro lado da avenida, possibilitando uma considerável ampliação de serviços aos associados.
Quando completa 93 anos, o Avenida Tênis Clube inicia a construção do importante setor de piscinas térmicas, ginásio poliesportivo e ambientes complemetares.

2 comentários:

cleber winckler disse...

Parabéns nosso eterno presidente, és especial na história do nosso clube.
Um forte abraço, Cleber Winckler - 1º Vice-Presidente do ATC

Leomyr Girondi disse...

Tio Brenner, nosso Presidente. Muito nos orgulha a história do nosso querido ATC bem como sua capacidade de resgatá-la. Todos nós que frequentamos e de uma forma ou outra temos o privilégio de interferir no futuro do clube, carregamos a responsabilidade empreendedora das fundadoras e de todos aqueles que nos antecederam.
Grande Abraço.
Leomyr Girondi - Presidente do ATC