segunda-feira, 20 de julho de 2009

Peter Weckert




O dia 19 de julho de 2009 assinala os 250 anos do nascimento de Peter Weckert, ancestral de todos os Laydner no Brasil.
Weckert foi notável cidadão da pequena Büdesheim que hoje é parte de Bingen junto ao Reno, no Rheinhessen. Ele era vitivinicultor e foi, durante o domínio francês na região, o Maire (prefeito) da localidade (1801-05) e Kirchenmeister, Mestre da “Fábrica da Igreja” (1803-10). Exerceu importante liderança, na retomada das atividades e nas reconstruções, após a libertação.
Peter Weckert teve 14 filhos, entre os quais Maria Theresia, que casou com Peter Josef Leidner, e Catharina Franziska, que casou com Johann Peter Leidner, irmão do anterior.
Dos sete filhos desse casal, três emigraram para o Brasil com o pai viúvo, em 1848. O Dr. Hillebrand escreveu "Leidner" quando registrou a chegada da família a São Leopoldo, mas na terra de origem já fora adotada a grafia "Laydner" usada pela descendência, no Brasil: Johann Carl, que se notabilizou como vitivinicultor, em Santa Maria; e Jakob Ludwig, meu bisavô materno, mestre ourives na mesma cidade.
Assim, toda a descendência Laydner, a partir de Santa Maria, tem como ancestral comum Peter Weckert, meu tetravô.
As fotos mostram a casa de Weckert e a antiga Rathaus, onde ele exerceu seu governo, em Büdesheim, ainda existente e peça importante do patrimônio edificado local.

Nenhum comentário: