terça-feira, 21 de abril de 2009

Christiana Hoffmeister Brenner




O dia de hoje marca os 165 anos do nascimento de Christiana Hoffmeister, minha bisavó materna. Ela nasceu em 21 de abril de 1844, em Santa Maria, filha dos alemães Matheus Hofmeister e Elisabeth Maria Dauber(t). Ambos haviam imigrado com suas famílias: Matheus com 15 anos, em 1826, e Elisabeth com 8 anos, em 1827.
Em 1836, Matheus Hofmeister veio trabalhar na ferraria de Johann Baptist Maldeseder, na rua Pacífica, na atual Segunda Quadra da Rua Doutor Bozano, lado norte, à direita do atual nº 1.100, onde há um prédio comercial. Comprou a ferraria, em 1839, voltou a S. Leopoldo para casar e se fixou em Santa Maria. Eram luteranos, mas seus 12 filhos, nascidos em Santa Maria, foram batizados na religião católica, porque aqui não havia sua igreja.
Mesmo após a fundação da Comunidade Evangélica Alemã, em 8.4.1866, Christiana manteve-se católica. Ela casara, em 10 de setembro de 1861, com o luterano Franz Karl (Carlos) Brenner, alfaiate, natural de Ellweiler/Hunsrück. O casamento foi celebrado na primitiva e singela igreja católica de Santa Maria, de frente para um terreiro destinado à praça, demolida sete anos depois. O noivo era luterano e foi membro fundador, em 1866, da Comunidade Evangélica Alemã (Deutsche Evangelische Gemeinde). A história oral familiar conta que, aos domingos, o casal saía de sua casa na Rua do Comércio, atual Doutor Bozano, e separavam-se: Christiana ia à missa, na Capela do Divino, e Carlos ia ao culto na igreja alemã.
Carlos Brenner faleceu com 73 anos, em 18 de outubro de 1904, e sua viúva, Christiana Hoffmeister Brenner, faleceu no dia seguinte, com 60 anos. Ela não sobreviveu sequer 19 horas após a morte de Carlos.

2 comentários:

Mel disse...

Ola, espero que leias este meu comentário ! Sou bisneta de Francisco Brenner e Maria Luiza Kummel Brenner, neta de Maria da Glória Brenner Paz e Ataliba de Figueiredo Paz, filha de paulo de F.Paz, filho mais velho ! Tenho teu livro "A saga dos Niederauer". Tenho interesse em conhecer nossa história e impedir que a mesma se perca. Meu e-mail é melcpm@terra.com.br. Um abraço !

Camboim disse...

Sou descendente de Izabel Frederica Hoffmeister Kruel, irmã de Christiana Hoffmeister Brenner. Recém estou começando a registrar a história de minha família. Obrigado por disponibilizar estas informações genealógicas.