segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jacob Ludwig Laydner


Neste dia 11 de novembro, registro os 179 anos do nascimento de meu bisavô materno Jacob Ludwig Laydner, em Simmern, no Husnrück, em 11.11.1829. O nome foi regitrado "Leidner" quando a família imigrou na Colônia de São Leopoldo, em 20.10.1848 e se estabeleceu em Campo Ocidental, área colonial junto à atual Novo Hamburgo. Era composta do pai viúvo Johann Peter, mestre-pedreiro, 61 anos; Johann Carl, pedreiro, 20; Jacob Ludwig, ourives, 19; e Josephina 18 anos.
Jacob Ludwig Laydner mudou-se para Santa Maria, em 1851, onde ficou conhecido como Luiz Laydner. Em 1853, comprou um amplo terreno, de Mathilde da Costa Pavão, correspondente, hoje, à metade do quarteirão entre as ruas Dr. Bozano, Serafim Vallandro e Coronel Niederauer. No mesmo ano, ali construiu sua residência, que ainda existe, sob nº 1065, após sucessivas reformas. Junto a ela, construiu a Casa Laydner, de ourivesaria e relojoaria. Em 6.6.1854, casou com Maria Luíza, filha do imigrante Philipp Leonhard Niederauer e irmã do Coronel Niederauer, herói da Guerra do Paraguai.
Jacob Luiz Laydner tornou-se um cidadão respeitado e estimado em Santa Maria. Foi mestre de vários ourives, que aprenderam o ofício com ele. Era o único imigrante católico, entre todos os meus ancestrais alemães. Em 1887, colaborou ativamente com da Capela do Divino, obtendo mais de 500 mil réis para a construção do altar-mor, retábulo, sacristia e nichos, necessários para completar a Capela, que deveria servir de Matriz, ante à demolição da ruinosa antiga igreja.

Um comentário:

Souto disse...

Olá Brenner
Sou Guilherme Souto, neto de Leda Souto, que é filha de Augusto Laydner Niederauer, que é filho de Rodolfo Niederauer que provavelmente é Filho de Jacob Laydner. Indicado no teu post.

Tens informações que poderia compartilhar comigo? Abraço.
souto.guilherme@gmail.com