quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Jacob Ludwig Laydner

No dia dos 180 anos do nascimento de meu bisavô materno, Jacob Ludwig Laydner, volto a escrever sobre ele (ver postagem de 11.11.2008), representado ao lado em desenho de Antonio Isaia, em 2000. Mais conhecido em Santa Maria como Luiz Laydner, ele foi um dos 31 fundadores do Clube Atiradores Santamariense, em 28.9.1887. Durante 40 anos, clube teve sua sede na chácara de Karl Müller, na Rua Barão do Triunfo, no início em área cedida, depois adquirida.
O tiro esportivo teve início no Brasil com os imigrantes alemães, que criaram sociedades de atiradores em muitas cidades.
Em 1892, Jacob Ludwig Laydner era presidente do Clube Atiradores Santamariense, quando houve a tradicional festa anual “Tiro do Rei” (das Königschieβen), o evento mais importante dos clubes de atiradores alemães. Na tarde de domingo, em 24 de abril de 1892, os sócios uniformizados, com suas armas e insígnias, reuniram-se no salão Paust e então, precedidos da banda de música “Lyra Santa Mariense”, dirigiram-se à casa do presidente, Jacob Luiz Laydner, onde, depois das continências de estilo, receberam o estandarte da sociedade.
Dirigiram-se depois ao estande de tiro, onde se realizou a competição, cujo vencedor, Pedro Brenner (meu bisavô paterno), foi proclamado “Rei”. Ao anoitecer, precedido da banda de música, houve desfile pela cidade, estourando foguetes e com representações da Sociedade Nova Aurora e do Clube Caixeiral, que se apresentaram com seus estandartes.
O cortejo dispersou-se à frente da casa do presidente Laydner, e à noite realizou-se o “Baile do Rei”, no salão Paust, oferecido pelo “Rei” Pedro Brenner.

Em 4 de outubro de 1898, o Clube Atiradores Santamariense concedeu ao seu fundador e antigo presidente, Jacob Luiz Laydner, a medalha com a inscrição Dem Verdienste zu Ehren (foto), feita de prata, que corresponde a “Honra ao Mérito”. No mês seguinte, ele completaria 69 anos de idade.