Era um grupo familiar de sete pessoas, que viajaram do Rio de Janeiro a Porto Alegre no pequeno veleiro Carolina, onde sofreram maus tratos, o que causou a morte do idoso chefe da família, Johannes Niederauer (69 anos), dois meses e meio após a chegada.

O mais velho dos filhos era Philipp Leonhard Niederauer (foto), que imigrou com a esposa Anna Catharina Diehl e uma enteada. Faziam parte do grupo seus irmãos Johannes Friedrich e Friedrich, e um sobrinho também chamado Friedrich.
Philipp Leonhard foi pioneiro na Colônia Alemã de Três Forquihas, perto de Torres, em setembro de 1826, onde nasceu seu primogênito Johannes, que se tornaria o famoso Cel. João Niederauer Sobrinho. Lá também nasceu Elisabetha e, em 1830, a família voltou para as proximidades de São Leopoldo, onde nasceram Maria Luíza e Johanna Sophia.
Em 1840, estabeleceram-se na pequena vila de Santa Maria da Boca do Monte, que adotaram como sua terra definitiva. O primogênito, então um adolescente de 13 anos, ficara em Porto Alegre, trabalhando no comércio. Somente quatro anos depois ele juntou-se à família, em Santa Maria, onde iniciou-se muito jovem na carreira militar, tornando-se o maior herói local, após ter tombado na Guerra do Paraguai, em 13.12.1868, com apenas 41 anos de idade.