sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A torre e os sinos da livre expressão da fé


Neste 30 de outubro de 2008, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria comemorou os 121 anos do dia em que os sinos de sua Igreja passaram a soar livremente. A programação religiosa e festiva será realizada hoje, 31 de outubro, quando é celebrado o Dia da Reforma.
Em meados do século 19, os numerosos alemães e seus descendentes de Santa Maria haviam conquistado a hegemonia no comércio e na fabricação de produtos. Eram, na maioria, luteranos e, em assembléia realizada em 8 de abril de 1866, fundaram a Deutsche Evangelische Gemeinde, Comunidade Evangélica Alemã. Foram então eleitos a primeira diretoria, sob presidência de Wilhelm Fischer, e o primeiro Pastor, Hugo Alexander Klein. Em 1873, foi construída a Casa de Oração, uma edificação que não podia ter forma exterior de templo, isto é, sem torre, sino e cruz, que eram proibidos pela Constituição do Império às religiões não-católicas.
A torre do templo foi construída, em 1887, com o apoio da sociedade e das autoridades locais, no lançamento da pedra fundamental, em 1º de janeiro daquele ano. No ano anterior, tinham chegado cinco sinos encomendados a uma fundição de Bochum, na Alemanha, três para a igreja de Santa Maria e dois para a capela filial do Pinhal, hoje Itaara.
Em maio de 1887, os sinos soaram pela primeira vez, e a Comunidade sofreu ameaça policial por violação do preceito constitucional. Houve grande reação, e uma petição para alterar a lei recebeu mais de 8 mil assinaturas, em âmbito nacional, inclusive de muitas pessoas de religião católica.
Em outubro de 1887, os membros da Comunidade Evangélica de Santa Maria sentiram-se fortalecidos devido ao imediato apoio dos santa-marienses, à liberação do culto em seu templo, à demissão do delegado e às milhares de assinaturas obtidas na petição. Inauguraram a torre e os sinos de seu templo, que voltaram a badalar, sem mais ameaças, durante todo o dia 30 de outubro de 1887, véspera do Dia da Reforma.
A data foi registrada pelo Pastor Dr. Wilhelm Rotermund, no relatório do Sínodo Riograndense. Ele escreveu que “em 30 de outubro de 1887 a Comunidade Evangélica de Santa Maria inaugurou solenemente a torre e os sinos do seu templo”.
Também o historiador santa-mariense João Belém escreveu (1933) em seu livro que
“...em 30 de outubro de 1887, os sinos da torre da Igreja Alemã, vingando-se dos meses que estiveram mudos, badalaram espalhafatosamente, horas e horas, anunciando à população da cidade que já tinham liberdade de cantar.”

A liberdade de todos os cultos religiosos só foi legalizada, no País, após a proclamação da República, por um decreto de 7.1.1890, mas o dia 30 de outubro de 1887 assinalou a vitória da mobilização contra uma indevida e já descurada lei imperial.
A torre e os sinos da Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria tornaram-se símbolos da liberdade de culto e da livre expressão da fé no Brasil inteiro.