sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

No dia 10 de agosto de 2010, foi fundada a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria-AMARQHIST. A fundação foi realizada em reunião na sede do Arquivo, por 14 pessoas de diversos setores da comunidade, interessadas na melhoria dos serviços e das instalações da instituição:
Ariane Wegner Sousa, Carlos Blaya Perez, Clara Marli Scherer Kurtz, Daniéle Xavier Calil, Delanir Andrade Kohls, Dhion Carlos Hedlund, Geisi Antonello, Glaucia Vieira Ramos Konrad, Janaína V. Lopes, Janilton Fernandes Nunes, José Antonio Brenner, Leudo Bellochio de Abreu, Luiza Corino Haesbaert e Naiani Fenalti.
Três semanas depois, em 1º de setembro, uma assembléia aprovou o estatuto e elegeu a diretoria e o conselho fiscal. Estiveram presentes 13 sócios fundadores e mais sete novos sócios: Carla Saldanha da Silva, Cristina Strohschoen, Dione Calil Gomes,
Diorge Alceno Konrad, José Hiran Ribeiro, Therezinha de Jesus Pires Santos e Thiago dos Santos Fenalti.
José Antonio Brenner, sócio fundador de matrícula 001, entrega sua ficha de inscrição ao presidente Leudo Bellochio de Abreu e à diretora do Arquivo, Daniéle Calil.
Assim, a AMARQHIST dá os seus primeiros passos com 21 sócios e precisa ampliar o quadro social para melhor cumprimento de suas finalidades: divulgar o Arquivo Histórico Municipal e implantar serviços que facilitem o trabalho do pesquisador; captar recursos financeiros que permitam conservar e ampliar a oferta de serviços ao público; realizar parcerias com instituições públicas e privadas que permitam a implementação de projetos de preservação, organização e divulgação de fundos documentais do Arquivo.
A diretoria e o conselho fiscal da AMARQHIST, eleitos no dia 1º de setembro. Ao centro o presidente, Ten.-Cel. Leudo Bellochio de Abreu, e a vice-presidente, Prof.ª Glaucia Ramos Konrad.